Nossa História

                                          
Unidades de Sumaré e Americana, respectivamente

 

Em 1996 o já estabelecido escritório de design Bizarro Costa Design, atuando desde 1989 no mercado de Campinas, decidiu ampliar seu leque de atividades inaugurando a primeira escola de desenho técnico e artístico de Sumaré. A decisão de vir com a escola para o interior deu-se após uma pesquisa que constatou a carência do nível técnico da área do desenho na região de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Nova Veneza e até mesmo Americana.

Assim surgiu a Escola de Desenho Traço Bizarro, com a filosofia de comportar todos os cursos ligados à área do desenho, tanto técnico como artístico, e procurando dar uma formação prática para a colocação do aluno no mercado de trabalho. Para tanto foram criados os cursos de: Desenho Avançado em CorelDraw, Desenho Publicitário, Desenho Arquitetônico, Desenho de Móveis, Design Automobilístico, Aerografia, Desenho Avançado em AutoCAD, Desenho Preparatório para o Vestibular (para provas de aptidão nos vestibulares de Arquitetura, Desenho Industrial e Artes Plásticas, entre outras). Na área artística o aluno tem uma formação bastante completa, passando do desenho acadêmico com estudo de objetos e modelo vivo até avançadas técnicas de finalização em Nanquim, Lápis de Cor, Aquarela, Pastel Seco, e finalmente o curso de Óleo sobre Tela. Há também o curso de História em Quadrinhos e, para o público jovem, a Traço Bizarro ministra os cursos de Desenho Juvenil e Intermediário, que atendem crianças dos 07 anos até adolescentes de 14 anos, com o objetivo de desenvolver não só a aptidão para o desenho, como também ser o suporte para ampliação da capacidade de concentração e observação, tão necessárias na fase escolar. Havendo preocupação com a formação cultural do aluno, foram previstas para todos os cursos aulas teóricas periódicas que tratam da biografia e estilo de artistas consagrados, desde os Renascentistas até Dalí e Portinari. Ainda dentro da formação cultural, promove-se excursões às mostras e exposições de museus de Campinas e São Paulo. Nestes eventos os alunos da Traço Bizarro já conheceram obras de Michelângelo, Dalí, Monet e Picasso, no Masp; artistas brasileiros como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Vítor Meirelles, entre outros, na Pinacoteca do Estado; Portinari no MAC de Campinas, e muitos outros.

O raro fato da Escola ser vinculada ao Escritório de Design e ambos trabalharem em conjunto proporciona também imensa vantagem na formação dos alunos, que contam com instrução por parte de profissionais que estão realmente no mercado, havendo inclusive o oferecimento de estágios profissionais a alunos no Bizarro Design. Empresas da região têm contatado a Escola à procura de ilustradores, tendo vários alunos sido encaminhados. Em janeiro de 2002 foi inaugurada na cidade de Americana a primeira filial Traço Bizarro.

Desta forma cumpre-se função social, não de forma circunscrita ao município, mas levando ao conhecimento da população da região toda a gama de atividades baseadas no desenho, e oferecendo alternativas a quem quiser explorar a sua aptidão.

Se desejar maiores informações ligue
(19) 3828 4195 ou mande um e-mail para
contato @tracobizazrro.com.br