Nossa História

Unidade de Sumaré
Unidade de Americana

 

 

 

 

Unidade de Americana

 

 

Em 1996 o já estabelecido escritório de design de produtos Bizarro Design, atuando desde 1989 no mercado de Campinas, decidiu ampliar seu leque de atividades inaugurando a primeira escola de desenho técnico e artístico de Sumaré. A decisão de vir com a escola para o interior deu-se após uma pesquisa que constatou a carência do nível técnico da área do desenho na região de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Nova Veneza e até mesmo Americana.

Assim surgiu a Escola de Desenho Traço Bizarro, com a filosofia de comportar todos os cursos ligados à área do desenho, tanto técnico como artístico, e procurando dar uma formação prática para a colocação do aluno no mercado de trabalho. Para tanto foram criados os cursos de: Desenho Publicitário, Desenho Arquitetônico, Desenho de Móveis, Design Automobilístico, Concept art para Game Design, Desenho Avançado em sistema CAD, Desenho para o Vestibular (para formandos de Arquitetura, Desenho Industrial e Artes Plásticas, entre outros). Na área artística o aluno tem uma formação bastante completa, passando do Desenho Realista com estudo de objetos, rosto e corpo humano, até avançadas técnicas de finalização em Nanquim, Lápis de Cor, Aquarela, Pastel Seco, e finalmente o curso de Óleo sobre Tela. Há também o curso de História em Quadrinhos e, para o público jovem, a Traço Bizarro ministra os cursos de Desenho Juvenil e Intermediário, que atendem crianças dos 07 anos até adolescentes de 14 anos, com o objetivo de desenvolver não só a aptidão para o desenho, como também ser o suporte para ampliação da capacidade de concentração e observação, tão necessárias na fase escolar. Havendo preocupação com a formação cultural do aluno, foram previstas para todos os cursos aulas teóricas periódicas que tratam da biografia e estilo de artistas consagrados, desde os Renascentistas até Dalí e Portinari. Ainda dentro da formação cultural, promove-se excursões às mostras e exposições de museus de Campinas e São Paulo. Nestes eventos os alunos da Traço Bizarro já conheceram obras de Michelângelo, Dalí, Monet e Picasso, no Masp; artistas brasileiros como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Vítor Meirelles, entre outros, na Pinacoteca do Estado; Portinari no MAC de Campinas, e muitos outros.

O raro fato da Escola ser vinculada ao Escritório de Design de produtos Bizarro Design e ambos trabalharem em conjunto proporciona também imensa vantagem na formação dos alunos, que contam com instrução por parte de profissionais que estão realmente no mercado. Em janeiro de 2002 foi inaugurada na cidade de Americana a primeira filial Traço Bizarro, mantendo os mesmos professores, filosofia, cursos, programas de aula, etc.

Desta forma cumpre-se função social, não de forma circunscrita ao município, mas levando ao conhecimento da população da região toda a gama de atividades baseadas no desenho, e oferecendo alternativas a quem quiser explorar a sua aptidão.

Se desejar maiores informações ligue
(19) 3828 4195 ou mande um e-mail para
contato@tracobizazrro.com.br